Home > SharePoint - TroubleShoothing > IIS Error: The process cannot access the file because it is being used by another process. (Exception from HRESULT: 0x80070020)

IIS Error: The process cannot access the file because it is being used by another process. (Exception from HRESULT: 0x80070020)


IIS Error: The process cannot access the file because it is being used by another process. (Exception from HRESULT: 0x80070020)

Olá! Smile

Overview:

Domingão tenso! Após muito trabalho durante o dia, resolve reiniciar o notebook para “refrescar” o possante!

Eis que, ao iniciar o Windows novamente, percebo que meu site SharePoint que roda na porta 80 não subiu. E ao tentar dar um “Start” nele no IIS Manager me deparo com a seguinte mensagem de erro…

ERRO:

The process cannot access the file because it is being used by another process. (Exception from HRESULT: 0x80070020).

Como assim sendo usado por outro processo?! O.o

Depois de uma breve pesquisa, encontrei este Kb da Microsoft: http://support.microsoft.com/kb/973094

SOLUÇÃO:

No Kb da Microsoft, ele pede para abrir o prompt e rodar o seguinte comando:

Netstat –aon | find “:80”

Este comando deverá retornar algo como:

TCP    0.0.0.0:80             0.0.0.0:0              LISTENING       3604

Então, você pode abrir o TaskManager (Gerenciado de Tarefas), ir em Services e procurar pelo PID correspondente. No meu caso, não havia um serviço com o número de PID indicado.

Eis que com um pouco mais de pesquisa, verifiquei que o possível causador seria o Skype.exe. E era ele mesmo! Só fechei o aplicativo, e dei um “Start” no meu site, dentro do IIS Manager, e agora tudo certo!

Site no ar!

Abraço!

  1. Eduardo Braz
    February 24, 2011 at 18:11

    olá amigo, acabei de ter o mesmo problema que você, já me deu dor de cabeça só de procurar o problema, mas quando fui procurar sua pagina foi a primeira que entrei e para minha surpresa a solução foi a mesma, apenas fechar o skype!!
    Muito obrigado por compartilhar aqui!
    abraços

  2. February 24, 2011 at 18:34

    🙂

    Obrigado pelo comentário.

  3. ulisses
    January 31, 2013 at 13:05

    sua dica foi fundamenta, resolveu completamente meu problema

  4. December 7, 2013 at 02:18

    Caraca. Sexta feira 03 da manhã e eu com esse problema
    Se não fosse seu post, jamais eu ia descobrir que era o skype. E detalhe, eu estava usando a porta 84 e não a padrão 80, mesmo assim deu erro. Mas só foi fechar o skype e deu certo

    Valeu

  1. No trackbacks yet.

Leave a comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.